Relatório Sanasa
- 11 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
No dia 11 de abril os alunos da primeira série da escola Rita de Cassia da Silva foram à Sanasa de Capivari no intuito de conhecer os processos de tratamento de água.
O horário de partida estava previsto para as 08:00 da manhã, antes disso os alunos se organizaram na escola. Já chegada a hora entraram no ônibus e partiram com o tempo de percurso de 15 á 20 minutos. Chegaram e receberam a orientação de u monitor, que explicou cada etapa do tratamento de água. A primeira etapa é a Captação - a água é captada de um rio,lago, ou represa,por meio de tubos que armazenam em tanques; a segunda etapa é a coagulação - A água armazenada no tanque recebe a adição de sal chamado sulfato de alumínio. Esses compostos formam uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos (junção de impurezas na substância gelatinosa); a terceira etapa tem o nome de floculação - A água é direcionada a outro tanque onde é adicionada um polímero que favorecerá que os flocos se juntem e se tornem ainda maior; a quarta etapa é a decantação - É direcionada a outro tanque para que os flocos fiquem no fundo do tanque; a quarta etapa -filtração - A água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho; a próxima etapa é a Fluoretação - O flúor também é adicionado à água. A substância ajuda a prevenir cárie da população; a sexta etapa é nomeada Cloração - O cloro também é adicionado em forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos; a penúltima etapa é a Correção do pH - É adicionada à água hidróxido de cálcio para diminuir a acidez do meio; e a última é a do armazenamento - Por fim, a água é armazenada em reservatórios e distribuída para as residências.
Com uma única causa, os alunos foram no intuito de conhecer o tratamento de água, através do projeto "Sanasa na Escola" para ter consciência de como usar a água de forma correta.

Comentários